terça-feira, 31 de março de 2009

Maldita Procrastinação

"Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso."

- Fernando Pessoa


Que Fernando Pessoa é um gênio das palavras, disso não há dúvidas. É verdade que conheci-o a pouco tempo - não acho que tenha lido poemas suficientes para defini-lo, e duvido que algum dia consiga tamanha proeza - através dos comentários positivos de um professor. Curioso, vi o livro de Poesias de Álvaro de Campos numa banca de jornais a preço de banana e então comprei-o.

O trecho acima é do poema que abre o livro. Se chama "Adiamento", e é bem claro do tema que trata: procrastinação. Para quem não sabe, procrastinação é a arte do "depois eu faço", do "deixa pra mais tarde". Irritantemente constante na minha vida. No momento estou procrastinando uma dezena de trabalhos escolares e responsabilidades com os estudos para o famigerado vestibular para estar sentado aqui, digitando um texto que provavelmente será lido por meia dúzia de pessoas, com a trilha sonora da Amy Winehouse, com a música - não por coincidência, é claro - "Procrastination".

Daí eu me pergunto: quão constante a procrastinação é nas nossas vidas? Li, em uma reportagem, que os inteligentes gostam de procrastinar. Gostam porque querem ter a sensação da correria, de fazer tudo na última hora. Adrenalina, diz a reportagem. Eu me considero inteligente e procrastino. Fernando Pessoa procrastinava; Amy Winehouse - sim, apesar de louca, eu a considero inteligente - procrastina. Mas só os inteligentes gostam disso? Onde fica a barreira entre a procrastinação e o comodismo?

Não sei, não tenho respostas para nenhuma de minhas indagações. Mas tinha que colocar isso para fora. É irritante ser um procrastinador. Não dá prazer, só aflição e impaciência. Provavelmente alguém vai falar: "ah, vai fazer o que tem que fazer e para de falar merda". Gostaria que fosse assim tão fácil.

Sei que vou procrastinar muito até o próximo post, então até lá.

Veja Também:

"Adiamento" - Fernando Pessoa
"Procrastinação"

Um comentário:

  1. Lucas, se serve de consolo, sua procrastinação foi bem útil, pelo menos para um procrastinadora como eu, que até agora não sabia que era, e que no exato monento está procrastinando... rsrsrssr

    Acho que é o prazer (ou não) de viver perigosamente.... =D

    ResponderExcluir